RELEASE

Escritor José Maria Ramada

J.M. Ramada

Nasceu a 2 Setembro 1958, em Medelo, concelho de Fafe, primeiro de 4 filhos duma família humilde.Sempre teve uma queda especial pela escrita, escrevia poesia e alguns textos, apenas pelo simples prazer de o fazer. Estudou até ao 11º ano, porém com a morte do pai, teve de começar a trabalhar, concluindo anos mais tarde o curso geral dos liceus.

J.M. Ramada

Como quase todos os jovens daquela época, cumpriu o serviço militar. De regresso a Medelo, sua terra natal, iniciou um novo trabalho, mas sempre com o sonho de trabalhar como cozinheiro, algo que já ia fazendo nas suas atividades de escuteiro.

Emigrou para a Suíça em 1981 para trabalhar na restauração, onde as portas se lhe abriram, pôde então tirar o curso de chefe de cozinha e posteriormente o de formador, cursos que até hoje abraça com toda a dedicação. Escondia o sonho de um dia editar um livro de poesia, conseguiu realizar o grande sonho, fruto de alguns anos, “Vagueando em Sonhos”, primeiro livro de Poesia, em Maio de 2014, seguindo-se “Flauta Partida” uma História Infantil e “A Viagem” Narrativa, seguindo-se a participação em diversas antologias

Edições do Autor

“Flauta Partida”, 2012 - História Infanto-Juvenil

“A Viagem – O que olhos viram e os corações sentiram”, 2014 - Narrativa de uma viagem de voluntariado e solidariedade

“Vagueando em Sonhos” 2014 - Poesia

Participações em Antologias de Poesia

Entre o Sono e o Sonho, 2014 – Chiado Editora

Essência do Amor, 2014 – Edições Vieira da Silva

Intemporal, 2015 – Incógnita Editores

Ecos de Apolo 2016 – Edições Vieira da Silva

De Coração de Natal 2017 – Edições Vieira da Silva

Mais Mulher 2017 – Edições Hórus

1ª Antologia Cultive 2017 – Cultive Suisse – Editora Bortolinni

1º Concurso de Contos EVS 2017 – Edições Vieira da Silva

Entre o sono e o Sonho, 2017 – Chiado Editora

Em Fevereiro de 2014, durante a Feira do livro da Engadina na Suíça, foi convidado a expor os seus livros e fazer uma palestra para a comunidade Portuguesa local, “Escutismo um estilo de vida, ao serviço do próximo”.

Foi orador na Palestra “Voluntariado Internacional” em Maio do mesmo ano no Funchal – Madeira a convite da Junta Regional da Madeira do Corpo Nacional de Escutas, com ampla cobertura na RTP Madeira. 

Em Junho, participou em mais uma palestra a convite da comunidade Escolar da zona consular de Zurique, sobre o tema “Falta de sensibilidade dos jovens de hoje para o tema Voluntariado e Solidariedade”. 

Participando igualmente ao longo do ano em diversas, sessões de autógrafos e divulgações das suas obras. 

Em 2015, participa na “noite da poesia”uma parceria entre a editora Vieira da Silva e a livraria Barata em Lisboa, no mesmo mês é o convidado de honra, do evento, “Café Literário” uma organização da Camara Municipal da Covilhã.

Em 2016, participou na Feira do livro de Lisboa a convite da Editora Vieira da Silva, e na Feira do livro do Funchal a convite da Fundação Livraria Esperança, em sessão de divulgação das suas obras e apresentação da 2ª edição do livro “A Viagem” . 

Convidado pela Junta de freguesia de Guilhofrei, participa no “Dia do livro” com outros autores locais em Vieira do Minho.

Faz o lançamento da 2ª edição do Livro “A Viagem” em Medelo e em Genebra na Suíça

Em 2017, participa no Salão Internacional do Livro de Genebra na Suíça, a convite da Associação Cultive / Academia das Artes e Letras Luso Brasileiro.

Convidado pela Rota do Livro e Fundação Esperança, participa na Feira do livro do Funchal pela segunda vez.

Convidado pelo Centro Lusitano de Zurique na Suíça, participa como convidado no Festival 6 Continentes (Festival mundial da lusofonia) em todo o Mundo no mesmo fim-de-semana.

Em 2018, a convite da UNITRE (Universidades das três línguas, Italiano, Espanhol, Português), é convidado na exposição das artes e letras latinas, com uma palestra sobre a sua vida e obras..

Your comment has been successfully posted!

Error! Something went wrong!